Desde 2003, o mês de Novembro tem uma cor dedicada a ele: o azul. E representa a uma das principais doenças que atinge os homens: o Câncer de Próstata.
A campanha Novembro Azul surgiu há quase 20 anos na Austrália e se espalhou por todo o mundo com o objetivo de chamar a atenção dos homens para a prevenção da doença.
No Brasil, a campanha Novembro Azul é apoiada pelo Ministério da Saúde, que prepara cartilhas informativas e campanhas para conscientizar a população sobre o câncer de próstata.
O que é o câncer de próstata?
O câncer de próstata se refere ao crescimento anormal das células na próstata, uma glândula presente no sistema reprodutor masculino, localizada à frente do reto e logo abaixo da bexiga.
Desse modo, também chamado de neoplasia maligna, o câncer surge a partir da multiplicação desordenada das células do corpo.
Sintomas do câncer de próstata
O estágio inicial do câncer de próstata se caracteriza pela ausência de sintomas. Além disso, quanto mais avançada a idade do homem, maiores as chances de desenvolver esse tipo de câncer.
Em estágio mais evoluído da doença, é possível perceber alguns sinais como:
- Dificuldade ao urinar;
- Sangue na urina;
- Demora para começar e terminar a urinar;
- Diminuição no jato de urina;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia.
O que fazer ao perceber algum sintoma?
O Governo Federal estima que, apenas em 2020, tenham sido identificados pelo menos 65.840 novos casos de câncer de próstata.
O número de mortes assusta, um total de 15.840 mortes causadas por esse tipo de câncer. Contudo, esses números são um alerta para os homens procurarem informação e ajuda médica ao primeiro sintoma.
Nesse sentido, o diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita maior responsividade do organismo ao tratamento.
Por isso, apesar de o INCA não recomendar a realização de exames de rastreamento, ao surgimento de sintomas, é importante procurar ajuda e informações com um especialista.
Vencer o medo para cuidar da saúde
Muitos homens evitam as consultas médicas com medo dos exames de próstata.
Além do toque retal, para identificação de eventuais alterações na próstata é possível também realizar exames de sangue para verificar os níveis de PSA (antígeno prostático específico).
Por isso, quanto mais altos os níveis de PSA, maiores as chances do paciente diante de um quadro de câncer de próstata.
Do mesmo modo, o exame de toque retal, temido por boa parte da população masculina, é rápido e indolor. Caso o homem sinta dor, pode-se estar diante de uma inflamação, por exemplo.
Por fim, nesses casos, o entendimento médico se torna ainda mais relevante. Mantenha-se bem informado!
Leia mais textos em nosso blog.
Disponível em: Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? https://www.laboratoriogilles.com.br/como-e-feito-o-diagnostico-de-cancer-de-prostata/#:~:text=Diagn%C3%B3stico%3A,casos%20de%20neoplasia%20de%20pr%C3%B3stata. Acesso em: 01 de novembro de 2022.