Como funciona a relação entre humanos e cachorros?

Quando o assunto é sobre cães, sabemos que muita coisa se passa na cabeça de quem ama esses bichinhos. Afinal, os cãezinhos são extremamente fiéis aos donos e oferecem um amor e parceria incondicional. Contudo, muito pouco se fala sobre a efetiva relação entre humanos e pets e desde quando isso começou.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o nosso post até o final e saiba mais sobre a nossa relação com os cãezinhos.

Como é a relação dos cães com os humanos?

Em geral, sabemos que desde o começo da domesticação dos cães, houve uma determinada “pressão” para que a comunicação entre bichanos com os seres humanos fosse mais eficiente. A ideia, por trás desse objetivo, é realizar uma espécie de cooperação entre as duas partes. Portanto, o seu pet consegue se comunicar abertamente com você?

Caso você não saiba, a comunicação — assim como outros tipos de comportamento — é pautada a partir de reforços positivos. Em outras palavras, caso o seu cãozinho deseje passear ou alimentar-se, por exemplo, e descubra que ao levar a coleira dele até você, ele acaba conseguindo o que quer, seu bichano passará a fazer isso com uma frequência cada vez maior.

Além disso, se ele precisa latir para que você busque alguma coisa pra ele, e caso você ignore o seu latido, veremos que o seu cão passará a fazer cada vez menos esse hábito. Com isso, entendemos que esse é um dos condicionamentos dos cães, cujo processo já é conhecido há muito tempo atrás.

O que os cães sentem pelos seus donos?

De acordo com um estudo realizado na Universidade Americana Emory, foi revelado que os cachorros tendem a se apegar pelos seus donos, e até mesmo enxergá-los como um membro da família. O principal fator disso nada mais é do que o olfato! Isso porque eles conseguem sentir o cheiro do seu tutor de longe, e por isso, esse órgão contribui para que eles fiquem extremamente felizes ao encontrar com seus donos.

Entretanto, é bastante comum ouvirmos falar que os cães só começam a sentir carinho por seus donos quando recebem recompensas, mas esse argumento não é tão eficiente assim nos dias atuais. Eles ficam contentes somente com a presença humana do seu tutor, e logo, quanto mais tempo você passar com o seu cãozinho, mais amor ele sentirá por você.

O que os seres humanos sentem pelos seus cachorros?

Será que se a situação se inverter, ganharíamos dos nossos cãezinhos quando o assunto é sentimento e apego? O termo “quanto mais eu conheço as pessoas, mais eu gosto do meu cachorro” é superválido para responder a essa pergunta.

Sem contar que já existem estudos que podem revelar que quando vemos um bebê ou um cachorro, o nosso cérebro acaba produzindo a mesma substância. Logo, isso explica o motivo pelo qual acabamos tratando os nossos pets como verdadeiros filhos.

Portanto, entendemos que toda essa explosão de amor que os nossos cãezinhos sentem por seus donos, é totalmente recíproco. Assim, entendemos que os cães podem nos ensinar sobre o amor e como devemos tratar aqueles a quem queremos sempre por perto.

Conclusão

Conforme vimos, a relação entre humanos e cães começa desde os primórdios da humanidade. Eles nos acompanharam em caçadas e sempre foram fiéis aos seus donos. Por esse motivo, o sentimento precisa ser recíproco entre os nossos cães, pois quando o assunto é amor, eles cumprem esse papel muito bem.

Disponível em: Porque é que os cães são tão leais? https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1481275/porque-e-que-os-caes-sao-tao-leais Acesso em: 27 de Julho de 2021.

Related Posts

One thought on “Como funciona a relação entre humanos e cachorros?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *