Quais procedimentos após falecimento de um ente querido são necessários?

Você sabe quais os procedimentos após falecimento de alguém? Já se perguntou por onde começar? A maioria das pessoas não tem esse tipo de conhecimento e acaba deixando para pensar nisso justo na pior hora: depois de perder um ente querido, enquanto enfrenta a dor do luto. E sabe o grande problema de fazer isso?

Não pensar sobre essas coisas nem se preparar para elas não impedirá que a morte chegue. Na verdade, negar os fatos e a realidade tende a provocar mais desgaste emocional, além de custos financeiros não-planejados.

Por isso, por mais estranho que seja, entender desse assunto é importante. No texto, explicamos quais são esses procedimentos após falecimento e como resolvê-los do jeito mais prático. Acompanhe!

Saiba quais são os procedimentos após falecimento

Talvez, lidar com a morte de quem amamos seja um dos instantes mais difíceis e marcantes da vida, não é mesmo? Afinal, a saudade dói, tornando-se um grande exercício de superação! Na prática, existem duas formas de passar por essa situação. A primeira é não fazer nada e deixar para pensar em tudo apenas quando o momento chegar.

A segunda é buscar conhecimento e descobrir tudo o que é obrigatório e, então, se planejar. Parece estranho? Pois saiba que é um jeito de facilitar as coisas para quem fica. Afinal, se determinadas decisões são tomadas cedo, não há o desgaste para fazê-las em um momento de dor. A seguir, saiba quais os principais procedimentos após falecimento!

Entrar em contato com as autoridades

Se a morte do ente querido acontece dentro do hospital, então, os primeiros passos são de responsabilidade da instituição. Se ocorre em via pública, é preciso chamar a polícia, que fará a liberação do corpo. E quando é dentro de casa, é necessário fazer o boletim de ocorrência em uma delegacia.

Em determinadas localidades, o policial pode ir direto à residência e fazer o B.O. online, de forma rápida. Mas saiba que esse detalhe pode mudar de cidade para cidade, por isso, na dúvida, vale a pena telefonar à delegacia mais próxima.

Aguardar os serviços

Em alguns casos, o corpo segue ao IML, o órgão responsável pela necrópsia e pelo laudo cadavérico. Quando é assim, a família precisa aguardar o trabalho dos médicos legistas, que pode demorar de 2h a 12h. Após isso, o corpo é liberado para dar início aos procedimentos fúnebres.

Planejar funeral

Essa é a etapa de entrar em contato com uma empresa funerária, que será responsável pelos serviços de retirada do falecido do IML e pela preparação do corpo para o funeral.

Aqui, também é necessário pensar em alguns detalhes como:

  • onde e como será o velório, além de quais e quantas pessoas estarão presentes e qual será a decoração, a exemplo da coroa de flores;
  • a opção por enterro ou cremação;
  • reservar o espaço para o velório;
  • decidir o dia para o enterro. Também é importante entrar em contato com o cemitério;
  • preparar alguns documentos, como a certidão de óbito, emitida em cartório oficial.

Convidar familiares

Depois de resolver os detalhes da despedida, é a hora de convidar os familiares para participar dos rituais. É importante lembrar que, em época de pandemia, há limite na quantidade de pessoas para o velório e enterro. Por isso, acompanhe as exigências quanto às medidas sanitárias da sua região.

Encerrar redes sociais

Hoje, quase todo mundo tem redes sociais, não é mesmo? Sabia que existe um sistema dentro delas em que podemos emitir um alerta para avisar o falecimento do usuário?

Nessa situação, o perfil pode ser deletado ou receber o status de in memorian. Se essa última for a opção, ele se transforma em um espaço de recordação, permitindo que os amigos mandem mensagens quando sentirem vontade.

Esse procedimento é feito por um familiar, que preencherá um formulário, relatando algumas informações. No Facebook, dá para anexar um atestado de óbito como comprovação.

Bem, fazer isso não é obrigatório, mas é recomendado por dois motivos:

  • evita que alguém invada a conta do falecido e se passe por ele, tentando se comunicar com outros;
  • é uma forma de avisar os amigos que estão ali na lista, além de outros que, no futuro, vierem a encontrar o perfil.

Entenda como poupar a sua família no momento de dor

Não dá para fugir da saudade e da dor. No entanto, é possível tornar o momento menos difícil para quem fica. Essa, inclusive, já é a escolha de algumas pessoas, que preferem deixar parte dos procedimentos já planejados. Veja o que é possível fazer!

Desmistifique a morte

Morrer é um processo natural e inevitável, então, por que não falar sobre isso com a família? O primeiro passo é exatamente esse.

Muita gente tem medo da morte, mas fugir da conversa tende a piorar as coisas no futuro. Por isso, a dica é: diga o que você deseja e pergunte sobre a vontade dos outros. Por exemplo, como gostaria que fosse o velório: simples? Tradicional? Mais animado?

Abra um plano funerário

Um plano funerário ajuda a planejar procedimentos e tomar decisões. Com ele, também é possível fazer o preparo financeiro, pagando tudo aos poucos.

Existem empresas especializadas em oferecer planos funerários, que podem ser contratados ainda em vida. Funciona assim: você escolhe o tipo de pacote que mais atende às suas necessidades. Pode, por exemplo, avaliar a mensalidade e as vantagens oferecidas. É possível encontrar alguns por menos de R$10 mensais, por exemplo.

Quando for preciso, é só o familiar entrar em contato com a empresa, que ela se torna responsável por tomar conta das burocracias. Ou seja, essa é uma forma de proteger poupar a família de mais desgaste emocional, sem contar a despreocupação com a parte financeira.

Enfim, existem vários procedimentos após o falecimento de alguém, muitas vezes chatos, mas necessários, inclusive para haver o direito à despedida. O momento já é difícil e doloroso, mas, como você viu, com as atitudes certas é possível facilitar tudo.

Ficou com alguma dúvida sobre os procedimentos necessários após falecimento? Então, comente no conteúdo, e responderemos você!

Disponível em: Como funciona um seguro de vida?https://blog.mag.com.br/educacao-financeira/como-funciona-um-seguro-de-vida/#:~:text=O%20seguro%20de%20vida%20%C3%A9,escolhidos%20no%20momento%20da%20contrata%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 28 de Abril de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *