Sacrificar ou não? Saiba quando é necessária a eutanásia em animais

Cães e gatos são sempre companheiros do ser humano, mas em algumas ocasiões pode ser necessário a realização de eutanásia. Você saberia decidir entre sacrificar ou não? Ou sabe quando é necessária a eutanásia em animais?

Neste artigo você vai entender quando considerar a eutanásia e como esse procedimento deve ser realizado para que o animal tenha o máximo de conforto e dignidade. Acompanhe!

Como é feita a eutanásia em cães e gatos?

A eutanásia em cães em gatos é um procedimento realizado com orientações do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) e utiliza alguns medicamentos que podem variar conforme o trabalho do profissional a realizar o procedimento.

Antes de tudo, o animal deve estar sedado e para isso podem ser utilizados medicamentos anestésicos de uso injetável ou inalatório. Além disso, se faz uso de outros agentes químicos para a concretização da eutanásia quando o anestésico já tiver feito efeito.

Logo após, o veterinário realiza a verificação dos sinais vitais para assegurar o óbito e finalizar o procedimento. Porém, isso tudo deve ser feito em um ambiente que seja tranquilo para que diminuir o nível de estresse, ansiedade e medo do animal.

Além disso, os tutores do animal podem estar presentes no ambiente para assistir ao procedimento, de acordo com o CFMV. Com isso, o animal pode se sentir mais tranquilo e seguro, pois está acostumado com a presença do tutor, portanto pode contribuir para a realização do procedimento.

Veja quando a eutanásia é recomendada

Agora que você já sabe como é feita a eutanásia, também é importante entender quando ela é recomendada.

Conforme as recomendações do Guia de Boas Práticas do CFMV, a eutanásia em animais com cães e gatos é indicada em situações em que o animal se encontra com alguma doença sem cura e que está em muito sofrimento.

Além disso, a eutanásia é obrigatória em ocasiões em que haja riscos à saúde pública, como em situações de animais que tenham sido afetados por raiva canina.

Assim, fora das condições descritas, os profissionais podem se negar a realizar o procedimento.

Portanto, em resumo, a recomendação por parte do médico veterinário só deve acontecer em situações extremas. Porém, mesmo com a recomendação, o consentimento final é do tutor, que deve levar em conta a situações e a recomendação para tomar a melhor decisão para o animal.

Conheça a cremação de animais

Depois da realização da eutanásia ou até em casos de morte natural, uma dúvida comum é como proceder com o corpo do animal. Nesse sentido, uma das alternativas mais adequadas e reconfortantes para os tutores é a realização de cremação.

A morte de um animal de estimação é sempre triste e a cremação é uma forma de encerrar o ciclo de vida do animal de maneira digna. Além disso, os tutores podem realizar uma cerimônia de sepultamento das cinzas ou até mesmo armazenar em uma urna ou dar outras destinações, como plantar uma árvore ou fazer uma obra de arte com as cinzas do animal.

Assim, você pode tomar a decisão mais adequada para seu caso para homenagear a memória do animal de estimação e ter maior conforto nesse momento difícil. E para isso você pode contar com a assistência funeral pet da Prabem que realiza a cremação de forma adequada e segura.

Disponível em: Eutanásia: a importância de discutir a morte com dignidade https://www.conjur.com.br/2021-jul-21/franco-eutanasia-importancia-discutir-morte-dignidade#:~:text=A%20eutan%C3%A1sia%20consiste%20em%20provocar,advindo%20de%20uma%20doen%C3%A7a%20incur%C3%A1vel. Acesso em: 01 de Outubro de 2021.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *