Desde março de 2020, o mundo enfrenta uma pandemia, que tem afetado, sobretudo, as nossas emoções. Quem, nesse tempo, não se pegou sentindo grande cansaço e se perguntando quando as coisas voltariam a ser como antes? Pois é, lidar com a saúde mental durante a covid-19 tem sido, mesmo, um desafio.
Mas isso não significa ser impossível passar por tudo isso, viu? Esses são tempos que exigem um pouco mais de resiliência e energia, porém, dá, sim, para se cuidar e tentar sair disso da melhor forma possível. Como? Daremos algumas dicas, a seguir!
Saiba como cuidar da saúde mental durante a covid-19
Estresse, noites mal dormidas, ansiedade, falta de esperança, mau-humor. Pode acreditar: a maioria das pessoas tem passado por um ou outro desses sentimentos. Não é para menos. Vivemos épocas sem precedentes e estamos lidando com a despedida de pessoas queridas, além de pensamentos estranhos, como o medo da morte.
Ainda assim, existe esperança: com algumas ações, podemos melhorar a saúde mental durante a covid-19. Confira algumas dicas!
1. Pratique atividades físicas
Já ouviu falar que as atividades físicas liberam hormônios relacionados ao bem-estar? Um deles é a serotonina, um dos principais componentes dos antidepressivos. Por isso, por mais preguiça que bata nessa hora, acredite: fazer um esforço e tentar realizar, pelo menos, uma caminhada fará um grande bem.
Se sentir que está muito difícil ter iniciativa para se mover, tente algum dos seguintes passos:
2. Aprenda mindfulness
Mindfulness é uma espécie de meditação, por isso, é bastante recomendada para a saúde mental durante a covid-19. Também chamada de “atenção plena”, a técnica consiste em praticar a concentração no momento atual, mas sem se deixar levar pelas emoções. É estar envolvido com o presente, e evitar que a mente caminhe pelo passado ou futuro.
Mindfulness é, assim, uma prática na qual a pessoa se esforça a estar consciente no agora. É preciso prestar atenção em cada sensação do corpo, principalmente na respiração. Tire uns minutos para sentir o ar que entra pelas narinas, enche os pulmões e, depois, é exalado.
Além disso, lide com os pensamentos e sentimentos como instáveis e mutáveis, porque, no fundo, é isso que eles são. Aceite que eles estão ali presentes, mas que, da mesma forma que chegaram, vão embora em algum momento.
3. Inicie uma psicoterapia
Sabia que a quantidade de pessoas que iniciaram um tratamento psicoterápico aumentou nos últimos meses? Por isso, se sente que precisa de uma ajuda mais profissional, não se sinta mal nem se culpe por isso.
Além de você não estar sozinho com tudo isso, os psicólogos e psiquiatras estão aí, justamente, para ajudar quem precisa enfrentar dificuldades emocionais. Pense nisso: se passar por momentos assim fosse fácil, não faria sentido existirem essas profissões, concorda?
E se você está se perguntando a diferença dessas atuações, a gente explica: o psicólogo é quem faz sessões de acordo com a frequência necessária para o caso do paciente, que duram quase 1 hora, na qual o profissional escuta e ajuda os pacientes a se entenderem e conhecerem melhor.
O psiquiatra é formado em Medicina, então, é ele quem receita as medicações, se forem necessárias — podendo a busca por esse profissional ser indicada pelo próprio psicólogo. As consultas com esse profissional costumam ser mais espaçadas.
4. Tire um tempo para atividades prazerosas
O que você gosta de fazer? Ler livros? Assistir a séries? Conversar com pessoas? Preparar um prato diferente na cozinha? Ouvir músicas? Tente reservar, pelo menos, um vez na semana, um tempinho para fazer algo que proporcione diversão, relaxamento ou distração.
Essa é uma forma de autocuidado e, se praticada com certa frequência, ajudará você a ter mais energia para os momentos difíceis. Ok, pode ser mais complicado ter ânimo para fazer algo assim, mas saiba que é exatamente por essa razão que é preciso tentar.
5. Resgate um pet
Dizem que nós humanos somos como anjos para os animais. Estamos aqui para protegê-los e ajudá-los em suas evoluções. Bem, nem todo mundo acredita nisso, mas concorda que é um modo bonito de ver a vida?
Além do mais, é uma ótima forma de se distrair e de melhorar a saúde mental durante a covid-19! Então, que tal encontrar um animalzinho que precise de amor e cuidados?
Resgatar um pet de um abrigo é, ainda, uma boa ação, então, tende a proporcionar uma sensação de altruísmo. Sem contar que o animal se torna um grande companheiro e capaz de dar muito carinho em troca.
6. Aprenda algo diferente
Cantar, aprender a tocar um instrumento musical, pintar quadros, treinar um idioma? Com a internet, aprender qualquer coisa está cada vez mais acessível. Por isso, tente de lembrar de algo do seu interesse e pense na possibilidade de adquirir novos conhecimentos e habilidades.
Além de isso ocupar um pouco da mente e evitar pensamentos negativos, traz uma sensação de bem-estar e aumenta a motivação com a vida. Essa, inclusive, pode ser uma excelente atividade para idosos. Por isso, não importa a idade, acredite que nunca é tarde para se desenvolver em algo.
7. Maneire nas notícias
Talvez, ficar lendo as notícias nas redes sociais, em jornais e no WhatsApp traga sensações negativas. Por isso, se perceber que isso acontece com você, tente evitá-las ao máximo. Algumas ideias para dar certo são:
8. Aceite as incertezas da vida
Sabe qual a única certeza da vida? Os acontecimentos são incertos e não conseguimos prever, exatamente, como e quando virão. Por isso, abra mão de querer ter controle sobre como o futuro será. É importante aceitar que algumas situações estão acima do entendimento de todos nós, como o fato de precisar passar pela despedida de alguém que amamos.
Enfim, quase todas as pessoas estão sentindo algo na saúde mental durante a covid-19. Umas mais, outras menos, mas, no fundo, ninguém está 100%. Ainda assim, é importante investir no autocuidado, pois, em algum momento, a pandemia vai embora. E, quando isso chegar, precisamos estar bem para desfrutar ainda mais do que a vida pode nos proporcionar.
Gostou das dicas? E se você está passando por um período de luto e precisa saber como enfrentar a perda de um ente querido, acesse o conteúdo.
Disponível em: Saúde mental na pandemia do coronavírus: como manter o bem-estar em tempos de distanciamento social https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/saude-mental-na-pandemia-do-coronavirus-como-manter-o-bem-estar-em-tempos-de-distanciamento-social Acesso em: 02 de Junho de 2021.